sábado, 15 de outubro de 2011

tubarão e seus ancestrais

O Cretoxyrhina era um tubarão primitivo, que viveu há aproximadamente 82 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo , esse enorme tubarão, um dos maiores em seu tempo, chegava a medir 7 metros de comprimento e era extremamente agressivo , pois caçava presas muito maiores do que eles, como nas ilustrações acima. Esses tubarões já muito bem adaptados a vida marinha representavam um " problema " para os recém chegados ao ambiente marinho os " répteis marinhos ", que estavam em processo de adaptação ao meio e quase sempre viravam " comida de peixe ". Mas alguns répteis marinhos " deram o troco " e se tornaram os maiores predadores que já existiram no planeta e o Cretoxyrhina as vezes também virava " comida " de enormes plesiossauros como o Liopleurodonte.


Dados do Tubarão Pré-Histórico:Nome: Tubarão Ginsu
Nome: Cretoxyrhina mantelli
Época: Cretáceo
Local em que viveu: Oceano Atlântico
Peso: Cerca de 1,2 toneladas
Tamanho: 7 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

    
    O Hybodus era um tubarão primitivo. Julgando pelo tamanho de seus dentes o Hybodus possuía aproximadamente 2 metros de comprimento e quase certamente teve a forma hidrodinâmica típica que todos os tubarões tiveram desde o primeiro aparecimento deles no período Devoniano, mais de 360 milhões de anos atrás. Suas mandíbulas alojaram dois tipos de dentes e refletem uma dieta variada. Um jogo era afiado, satisfatório para prender presas escorregadias como peixes e calamares. Seus outros dentes eram planos e fortes, para esmagar as coberturas de animais como moluscos.
    O pouco que os paleontologos sabem sobre tubarões pré-históricos é principalmente pelos dentes deles, que constantemente estão sendo encontrados. Eles são as únicas partes de seu corpo que normalmente petrifica, e é relativamente comum. Eles estão muito abundantes em algumas localizações, e foram achados em depósitos marinhos de idade jurássica pelo mundo.
    Os esqueletos de tubarão são feitos de cartilagem e não de osso, e assim não petrifica bem. Porém, há fósseis raros de suas barbatanas dorsais espinhosas. O barbatana poderia ter sido usada como um meio de defesa, se outra criatura marinha tentasse comer o tubarão, poderia utilizar sua barbatana dorsal para tornar este um trabalho difícil e desagradável. 

Dados do Tubarão Pré-Histórico:Nome: Hybodus
Época: Jurássico
Local em que viveu: Nas costas da Europa e da América do Norte
Peso: Cerca de 300kg
Tamanho: Até 2,5 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

    O Megalodonte cujo nome significa " dente enorme ", era um dos maiores tubarões que já existiram, que viveu há aproximadamente 20 milhões de anos atrás durante o Mioceno, esse gigantesco tubarão chegava a medir 20 metros de comprimento e pesar 4 toneladas. Provavelmente se alimentava de enormes peixes, outros tubarões e baleias que nessa época já haviam atingido tamanhos enormes. Sendo mais de três vezes maior que o atual tubarão branco, o Megalodonte possuía dentes que ultrapassavam 16 centímetros de comprimento que eram trocados constantemente durante a vida toda. Todas essas características tornam o Megalodonte o maior e o mais temido peixe que já existiu. Na imagem acima o Megalodonte ( tubarão maior ) é comparado com o atual tubarão branco ( logo acima do Megalodonte ), os quais acreditam-se serem parentes.
Dados do Tubarão Pré-Histórico:Nome: Megalodonte
Nome Científico: Carcharodon megalodon
Época: Mioceno
Local em que viveu: Oceano Atlântico
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 20 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

  
    O Stethacanthus foi pequeno tubatão primitivo que atingia cerca de 2 metros de comprimento, que viveu há aproximadamente 350 milhões de anos atrás, durante o período Devoniano no antigo Oceano X. Era um dos mais estranhos tubarões que já apareceram, pois possuía uma estrana nadadeira dorsal. Em sua época ocorria o predomínio de peixes placodermos como o gigantesco Dunkleosteus e os tubarões ainda estavam em processo de desenvolvimento inicial e sendo assim os Stethacanthus preferiam nadar em águas rasas, próximas as costas em busca de alimento, como pequenos peixes, crustáceos e cefalópodes, se aventurando com pouca frequencia em água profundas.
   Acredita-se que os Stethacanthus possuíam rotas migratórias, retornando a lugares em particulares todos os anos para se reproduzir. Devido ao formato hidrodinâmico de seu corpo, o mesmo podería desenvolver grandes velocidades.



Dados do Tubarão:
Nome: Stethacanthus
Nome Científico: Stethacanthus
Época: Devoniano
Local onde viveu: Oceanos
Peso: Cerca de 2,5 toneladas
Tamanho: 2 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

2 comentários:

  1. eu achei muito interessante porque eu só conhecia o megalodon e não esses outros tubarões primitivos. Minha nota é de 10 (porque eu gosto muito de tubarões)

    ResponderExcluir