sábado, 15 de outubro de 2011

peixes antigos!!

Acanthodes
 
    O Acanthodes era um peixe acantódio que viveu há aproximadamente 430 milhões de anos atrás durante o período Permiano, era parcialmente escamoso, não possuía dentes, media pouco mais de 20 centímetros e se alimentava de pequenos crustáceos.
Dados do Peixe:Nome: Acanthodes
Época: Permiano
Local onde viveu: Oceanos
Tamanho: 23 centímetros de comprimento
Peso: Cerca de 300g
Alimentação: Carnívora

Cheirolepis
 
    O Cheirolepis era um peixe osteícteos (peixes ósseos) que viveu há aproximadamente 400 milhões de anos atrás durante o período Devoniano se alimentava de pequenos crustáceos, moluscos e peixes, é o mais provável ancestral do esturjão, era recoberto por escamas, as quais o faziam deslizar mas rapidamente pela água, atingia no máximo meio metro de comprimento, o que o tornava um presa, nos terríveis mares devonianos, onde enormes placodontes estavam sempre a espreita de pequenos peixes como o Cheirolepis.
Dados do Peixe:Nome: Cheirolepis
Nome Científico: Cheirolepis
Época: Devoniano
Local onde viveu: Oceanos
Tamanho: 50 centímetros de comprimento
Peso: Cerca de 8 kg
Alimentação: Carnívora

Coccosteus
 
    O Coccosteus era um peixe placodermo que viveu há aproximadamente 400 milhões de anos atrás durante o período Devoniano atacando ferozmente suas presas, em sua época era um dos predadores mais vorazes dos oceanos, pois os tubarões ainda estavam em processo de formação, possuía placas ósseas nos ombros e na cabeça, seus "dentes" eram em forma de placas ósseas muito afiadas, como um serrote, com os quais dilacerava suas presas, quando não era possível engolir elas inteiras.
Dados do Peixe:Nome: Coccosteus
Nome Científico: Coccosteus
Época: Devoniano
Local onde viveu: Oceanos
Tamanho: 1 metro de comprimento
Peso: Cerca de 30 kg
Alimentação: Carnívora


   O Xiphactinus era um enorme peixe que viveu no período Cretaceo há aproximadamente 87 a 65 milhões de anos atrás. Este pexie foi uma dos mais velozes animais marinhos, chegando a atingir 60 km/h.
   Acredita-se que o Xiphactinus possuía as cores azul escuro nas costas e prata claro em sua barriga como camuflagem, que combinado com sua poderosa cauda e sua grande velocidade o tornavam um feroz predador.
   Caçavam enormes pexies, lulas entre outros animais marinhos, inclusive pássaros marinhos comoo Hesperornis. Porém nem os Xiphactinus estavam livres de predadores, eles eram caçados por enormes tubarões como o Cretoxyrhina.
Dados do Peixe:Nome: Xiphactinus
Nome Científico: Xiphactinus
Época: Cretaceo
Local onde viveu: Oceanos
Tamanho: 7 metros de comprimento
Peso: Cerca de 500 kg
Alimentação: Carnívora



   O Leedsichthys é um peixe gigantesco que viveu há aproximadamente 160 milhões de anos atrás durante o período Jurassico, tinham mais de 40.000 dentes, no entanto estes gigantes eram inofensiveis para a grande maioria das espécies de animais marinhos, pois seus dentes eram usados para filtrar pequenos animais aquáticos como camarões, águas vivas pequenos peixes e kril, similar a estilo de vida das baleias azuis atuais.
Esta é provavelmente a maior espécie de peixe que já viveu no planeta, nadavam calmamente enormes distâncias procurando locais dos oceanos que apresentassem acumulos sazonais de alimento, em pequenos grupos e próximos a superfície, onde encontravam com maior frequencia seus principais alimentos, com as imensas bocas abertas filtrando enormes quantidades de água.
Animais adultos e saudáveis, possuiam poucos inimigos naturais, como por exemplo o gigantesco Liopleurodonte, porém os animais jovens, velhos e doentes, eram caçados por diversas espécies de tubarões e répteis marinhos, como os Metriorhynchus e os Hybodus.

Nome: Leedsichthys
Nome Científico: Leedsichthys problematicus
Época: Jurássico
Local em que viveu: Oceano Atlântico
Peso: Cerca de 80 toneladas
Tamanho: 27 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Pachycormiformes
Família: Pachycormidae
Género: Leedsichthys
Espécie: Leedsichthyis problematicus


                                                                             comparação

Um comentário: